Pages

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Plano de Aula - Literatura

                                                                            

Plano de Aula – Semestral – Literatura
Disciplina: Literatura
Público- Alvo: 1º ano do Ensino Médio
EMENTA
Estuda a análise, interpretação e aplicação de recursos expressivos da linguagem, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
OBJETIVOS
Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução
UNIDADE
                CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gênero textual
Poesia – o que é a poesia?
Soneto – Forma e tipos.
Suporte e compreensão e
 análise textual
Versificação – Verso (tipos), Metro, Ritmo, Emjanbent e     Rima.
Compreensão e análise poética – analisando a versificação de um soneto.
METODOLOGIA
Aulas teóricas com utilização de retroprojetor com slides, leitura e discussão de material de sites da rede divulgados anteriormente, e de fotocópias de livros (citados nas referências). Atividades práticas de leitura e interpretação e exercícios com posterior avaliação com análises de sonetos escolhidos pelo professor.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
08/08
Leitura de uma poesia para toda a turma e realização de discussão quanto ao tema, título e função do texto lido.
15/08
Exposição de slides sobre o gênero textual poesia e discussão quanto a poemas lidos ou não pelos alunos em algum momento de suas vidas.
22/08
Continuação da aula anterior: O eu-lírico e a variação das formas poéticas.
29/08
Exercício em fotocópia de interpretação textual e identificação das características da forma poesia.
05/09
O soneto: material disponível no site - http://www.recantodasletras.com.br; leitura e discussão.
12/09
Leitura, exercício de interpretação de um soneto de Camões.
19/09
Quem foi Camões e qual sua contribuição para a literatura? - Fotocópia
29/09
Tipos e formas de soneto.
03/10
Continuação da aula anterior – exercício de identificação dos tipos de sonetos.
10/10
Leitura e exercício de interpretação de um soneto de Charles Baudelaire.
17/10
Quem foi Charles Baudelaire e qual sua contribuição para a literatura? - Fotocópia
24/10
Apresentação de slides: Versificação, definição. – Verso, Metro (classificação quanto ao metro).
31/10
Identificação, no poema lido de Charles Baudelaire,  das características estudadas na aula anterior.
07/11
Apresentação em slides: Classificação quanto aos versos. Comentários e discussões.
14/11
Exercício de identificação dos versos no poema de Charles Baudelaire.
21/11
Apresentação em slides: Enjanbement, Rima(classificação quanto ás rimas)
28/11
Atividade de análise com todas as características estudadas num poema de Cruz e Sousa.
05/12
Continuação. Quem foi Cruz e Sousa?
12/12
Avalição- trabalho em dupla: apresentação da análise de um soneto para toda a turma, especificando as características estudadas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada mediante exercícios realizados em sala de aula que serão entregues ao professor e um trabalho final em dupla para apresentação.
BIBLIOGRAFIA
Nova Biblioteca Integrada, PAE editora, 2009. Enciclopédia com capítulo exclusivo para a versificação.  
Novo ENEM, Ciranda Cultural Editora, 2009. Livro que aborda as habilidades necessárias para um aluno ser aprovado no novo ENEM.
LISBOA, Renira Lisboa de Moura. A Forma do Soneto, Edufal 2007. Aborda todas as características da forma soneto.
 O Soneto, Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/98583. Texto que define o gênero soneto e traz exemplos de vários autores incluindo Camões que será citado nas aulas.
BAUDELAIRE, Charles. As Flores do Mal. Editora nova fronteira. Obra contendo poesias e biografia do autor.
SOUSA, Cruz e. Missal e Brosquéis. São Paulo Martins Fontes, 1998.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Frase do dia