Plano
de Aula – Semestral – Literatura
Disciplina: Literatura
Público- Alvo: 1º ano do Ensino Médio
EMENTA
|
Estuda
a análise, interpretação e aplicação de recursos expressivos da linguagem,
relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função,
organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de
produção e recepção.
|
OBJETIVOS
|
Estabelecer
relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político.
Relacionar
informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do
texto literário.
Analisar
a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de
interlocução
|
UNIDADE
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
Gênero
textual
|
Poesia
– o que é a poesia?
Soneto
– Forma e tipos.
|
Suporte
e compreensão e
análise textual
|
Versificação
– Verso (tipos), Metro, Ritmo, Emjanbent e
Rima.
Compreensão
e análise poética – analisando a versificação de um soneto.
|
METODOLOGIA
|
Aulas
teóricas com utilização de retroprojetor com slides, leitura e discussão de
material de sites da rede divulgados anteriormente, e de fotocópias de livros
(citados nas referências). Atividades práticas de leitura e interpretação e
exercícios com posterior avaliação com análises de sonetos escolhidos pelo
professor.
|
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
|
|
08/08
|
Leitura
de uma poesia para toda a turma e realização de discussão quanto ao tema,
título e função do texto lido.
|
15/08
|
Exposição
de slides sobre o gênero textual poesia e discussão quanto a poemas lidos ou
não pelos alunos em algum momento de suas vidas.
|
22/08
|
Continuação
da aula anterior: O eu-lírico e a variação das formas poéticas.
|
29/08
|
Exercício
em fotocópia de interpretação textual e identificação das características da
forma poesia.
|
05/09
|
|
12/09
|
Leitura,
exercício de interpretação de um soneto de Camões.
|
19/09
|
Quem
foi Camões e qual sua contribuição para a literatura? - Fotocópia
|
29/09
|
Tipos
e formas de soneto.
|
03/10
|
Continuação
da aula anterior – exercício de identificação dos tipos de sonetos.
|
10/10
|
Leitura
e exercício de interpretação de um soneto de Charles Baudelaire.
|
17/10
|
Quem
foi Charles Baudelaire e qual sua contribuição para a literatura? - Fotocópia
|
24/10
|
Apresentação
de slides: Versificação, definição. – Verso, Metro (classificação quanto ao
metro).
|
31/10
|
Identificação,
no poema lido de Charles Baudelaire,
das características estudadas na aula anterior.
|
07/11
|
Apresentação
em slides: Classificação quanto aos versos. Comentários e discussões.
|
14/11
|
Exercício
de identificação dos versos no poema de Charles Baudelaire.
|
21/11
|
Apresentação
em slides: Enjanbement, Rima(classificação quanto ás rimas)
|
28/11
|
Atividade
de análise com todas as características estudadas num poema de Cruz e Sousa.
|
05/12
|
Continuação.
Quem foi Cruz e Sousa?
|
12/12
|
Avalição-
trabalho em dupla: apresentação da análise de um soneto para toda a turma,
especificando as características estudadas.
|
AVALIAÇÃO
|
A
avaliação será realizada mediante exercícios realizados em sala de aula que
serão entregues ao professor e um trabalho final em dupla para apresentação.
|
BIBLIOGRAFIA
|
Nova
Biblioteca Integrada, PAE editora, 2009. Enciclopédia com capítulo exclusivo
para a versificação.
Novo
ENEM, Ciranda Cultural Editora, 2009. Livro que aborda as habilidades
necessárias para um aluno ser aprovado no novo ENEM.
LISBOA,
Renira Lisboa de Moura. A Forma do Soneto, Edufal 2007. Aborda todas as
características da forma soneto.
O Soneto, Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/98583. Texto que
define o gênero soneto e traz exemplos de vários autores incluindo Camões que
será citado nas aulas.
BAUDELAIRE,
Charles. As Flores do Mal. Editora nova fronteira. Obra contendo poesias e
biografia do autor.
SOUSA,
Cruz e. Missal e Brosquéis. São Paulo Martins Fontes, 1998.
|
0 comentários:
Postar um comentário