Atividade: “OS FILHOS DA ERA DIGITAL”
Atualmente,
o vasto aparato virtual disponibilizado na rede de internet tem prendido a
atenção de todos de forma que praticamente ninguém vive sem o auxílio de algum
equipamento que o deixe conectado. E percebendo a sociedade “vivendo
virtualmente” é que estudiosos tentam agregar essas novas tecnologias às práticas educacionais com a finalidade de
aprimorar o sistema de ensino nas escolas e melhorar a aprendizagem do alunado.
Ao
perceber a necessidade de virtualizar o ensino muitas experiências foram
testadas fora do Brasil. Algumas delas, parecidas com a que estão tentando
aplicar no Brasil, onde distribuíram laptops aos alunos para que levassem para
casa fracassaram, já que apesar da gama de conhecimentos que havia na rede, os
alunos se dispersavam em redes sociais e jogos virtuais. Isso geralmente
acontece pelo despreparo dos professores na utilização das TICs. Como diz a
psicóloga Afira Ripper, discípula de Seymour Papert no Instituto de Tecnologia
de Massachusetts (MIT): "Está provado que o computador não surte efeito na
classe de um mau professor"
Nessa nova
sociedade encontramos tanto os “nativos digitas”, que já nasceram em meio a
todo esse avanço tecnológico e os “imigrantes digitais”, que tem pouca
familiaridade com os acessórios e com a rede de computadores. Sendo assim,
temos alguns poucos professores que dominam o aparato digital e os métodos de
como incluí-los em sala de aula, não podemos descartar a existência de outros,
que sequer se arriscam a um celular mais avançado por acharem que esse aparelho
os serve apenas para realizar e receber chamadas telefônicas.
Mas não
podemos desconsiderar os estudos positivos acerca da rede de computadores. Primeiramente, nos casos e que
obtiveram sucesso, o investimento na formação e no treinamento de profissionais
capacitando-os a incorporar os computadores à vida escolar foi imprescindível
na execução do bom trabalho. Existem países como o Canadá, em que existem cursos e especialização para
isso. E nas escolas, ao menos um profissional especializado é incumbido de
treinar os profissionais do estabelecimento.
As
TICs precisam ser utilizadas como meio de motivação e estímulo aos alunos, é
necessário que os professores tenham estratégias que agucem a curiosidade do
aluno para a investigação, pesquisa e viagem ao conhecimento proporcionada
pelos aplicativos, dispositivos e documentos disponibilizados na rede.
Distribuindo os laptops a estudantes brasileiros, dá-se a eles um bilhete de
entrada a um gigantesco banco de dados digital. Mas, também é preciso e até
indispensável uma orientação e monitoramento do uso dos aparelhos. E esse
trabalho para ser proveitoso deve partir de um profissional bem capacitado não
apenas no uso das TICs, mas também, e
até mais, nas metodologias de introdução das tecnologias da sala de aula.
Vejam a mudança nas atividades da disciplina em:
ResponderExcluirhttp://formacaoticeducacao.blogspot.com.br/2013/04/atividades-da-disciplina.html
e no e-mail da turma.
Prof. Fernando Piemntel