Pages

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atividade: “OS FILHOS DA ERA DIGITAL”





         Atividade: “OS FILHOS DA ERA DIGITAL”

            Atualmente, o vasto aparato virtual disponibilizado na rede de internet tem prendido a atenção de todos de forma que praticamente ninguém vive sem o auxílio de algum equipamento que o deixe conectado. E percebendo a sociedade “vivendo virtualmente” é que estudiosos tentam agregar essas novas tecnologias  às práticas educacionais com a finalidade de aprimorar o sistema de ensino nas escolas e melhorar a aprendizagem do alunado.
            Ao perceber a necessidade de virtualizar o ensino muitas experiências foram testadas fora do Brasil. Algumas delas, parecidas com a que estão tentando aplicar no Brasil, onde distribuíram laptops aos alunos para que levassem para casa fracassaram, já que apesar da gama de conhecimentos que havia na rede, os alunos se dispersavam em redes sociais e jogos virtuais. Isso geralmente acontece pelo despreparo dos professores na utilização das TICs. Como diz a psicóloga Afira Ripper, discípula de Seymour Papert no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT): "Está provado que o computador não surte efeito na classe de um mau professor"
            Nessa nova sociedade encontramos tanto os “nativos digitas”, que já nasceram em meio a todo esse avanço tecnológico e os “imigrantes digitais”, que tem pouca familiaridade com os acessórios e com a rede de computadores. Sendo assim, temos alguns poucos professores que dominam o aparato digital e os métodos de como incluí-los em sala de aula, não podemos descartar a existência de outros, que sequer se arriscam a um celular mais avançado por acharem que esse aparelho os serve apenas para realizar e receber chamadas telefônicas.
           
            Mas não podemos desconsiderar os estudos positivos acerca da rede de computadores. Primeiramente, nos casos e que obtiveram sucesso, o investimento na formação e no treinamento de profissionais capacitando-os a incorporar os computadores à vida escolar foi imprescindível na execução do bom trabalho. Existem países como o Canadá,  em que existem cursos e especialização para isso. E nas escolas, ao menos um profissional especializado é incumbido de treinar os profissionais do estabelecimento. 

            As TICs precisam ser utilizadas como meio de motivação e estímulo aos alunos, é necessário que os professores tenham estratégias que agucem a curiosidade do aluno para a investigação, pesquisa e viagem ao conhecimento proporcionada pelos aplicativos, dispositivos e documentos disponibilizados na rede. Distribuindo os laptops a estudantes brasileiros, dá-se a eles um bilhete de entrada a um gigantesco banco de dados digital. Mas, também é preciso e até indispensável uma orientação e monitoramento do uso dos aparelhos. E esse trabalho para ser proveitoso deve partir de um profissional bem capacitado não apenas no uso das TICs,  mas também, e até mais, nas metodologias de introdução das tecnologias da sala de aula.

1 comentários:

  1. Vejam a mudança nas atividades da disciplina em:

    http://formacaoticeducacao.blogspot.com.br/2013/04/atividades-da-disciplina.html

    e no e-mail da turma.

    Prof. Fernando Piemntel

    ResponderExcluir

 

Frase do dia