Pages

terça-feira, 16 de abril de 2013

ATIVIDADE: Planejando o uso de projetos didáticos

Cenário:
 
      Na escola pública da cidade X, existe uma sala equipada com TV, vídeo, uma câmera e uma coleção de fitas do Programa da TVEscola. O diretor dessa escola acaba de ser informado que receberá 10 computadores com acesso à Internet. Diante desta situação, o diretor procura tomar as providências estruturais necessárias para montar o laboratório de informática, mas mostra-se preocupado por três motivos. 
Primeiro, porque neste momento a escola está iniciando o desenvolvimento de um projeto que visa a resgatar a cultura da região, valorizando a produção artística e histórica da comunidade local. A realização deste projeto envolve pessoas da escola (alunos, professores, funcionários, gestores) e do seu entorno.
Segundo, pelo fato de reconhecer a importância do uso da TIC no processo educacional,  mas de não saber a melhor forma de lidar com as inovações. 
E, o terceiro motivo, pela garantia de que tais inovações, tanto o projeto como o uso das TIC, possam efetivamente favorecer o aprendizado do aluno, ou seja, que os conteúdos curriculares possam ser trabalhados. Para resolver este impasse, o diretor apresenta a situação para os professores, pedindo para que sugiram uma proposta de atividade de sala de aula envolvendo o uso das TIC disponíveis. Porém, qualquer solução encontrada deverá contemplar em algum aspecto o projeto em desenvolvimento com a comunidade.
Você que faz parte do quadro de professores desta escola deverá elaborar uma proposta voltada ao seu universo de sala de aula, ou seja, que atenda às especificidades da sua disciplina - sua intencionalidade pedagógica, o tempo disponível, o perfil dos alunos e as necessidades deste contexto.
 
 
PROPOSTA:

  • Público  alvo - 6º ano do Ensino Fundamental.
  •  Disciplina - Língua Portuguesa / Literatura 
  • Objetivo - Fazer com o que os alunos compreendam a cultura e a história de sua região.
Metodologia - Partindo do pré-suposto que não podemos fugir dos conteúdos teóricos exigidos em sala de aula, poderíamos trabalhar em conjunto com a Olimpíada de Lingua Portuguesa. Que para o sexto ano do ensino fundamental orienta os professores a trabalharem o gênero textual poesia sob o tema "O lugar onde vivo".
 
       Inicialmente, encaminharía-mos os alunos ao laboratório de informática para que construíssem seus blogs, isso em dupla. E os orientaríamos que seria nessa página que a cada aula, eles postariam seus trabalhos e pesquisas. Tendo em vista que a escola já inicia um projeto pedagógico direcionado a cultura regional e valorização da produção artística e histórica da comunidade local; e sabendo também, da necessidade do envolvimento de toda comunidade escolar, iniciaríamos as atividades com pesquisas em grupo sobre a história, cultura e habitantes da cidade em que vivem. 
     Para isso, os alunos fariam entrevistas com os habitantes mais velhos. E postariam as entrevistas acompanhadas de fotografias antigas e atuais dos entrevistados e da cidade. Os alunos também complementariam suas atividades com pesquisas na internet com a história de sua cidade. Em outro momento os alunos assistiríam a vídeos antigos do município disponibilizados na rede, que poderiam também postar nos blogs. 
        Concluídas as pesquisas e organização dos blogs dos alunos. Individualmente, os alunos produziriam poesias sob o tema exigido na olímpíada "O lugar onde vivo". E essas poesias, posteriormente corrigidas, seriam expostas num varal de poemas para toda a escola e comunidade escolar, junto com os endereços eletrônicos de todos os blogs construídos pelos alunos.  

0 comentários:

Postar um comentário

 

Frase do dia